Rafael Bittencourt

RafaelRafael Bittencourt é guitarrista, compositor e fundador da famosa banda brasileira Angra, que em outubro de 2008 completou 17 anos de estrada, tendo atingido a marca de mais de um milhão de cópias vendidas pelo mundo.

Nasceu em São Paulo no dia 22 de outubro de 1971. Iniciou sua educação musical aos sete anos, motivado por seus pais, tendo aulas de flauta e piano. Aos 12 anos quando viu pela primeira vez Angus Young tocando guitarra em um clip do AC/DC. Aquele tipo de atitude e aquele som o impulsionaram a aprender guitarra, comprou um violão e começou a ter aulas.

Como muitos garotos de sua idade, aprender as músicas da cultura popular brasileira foi seu primeiro passo. Neste momento ele teve contato com os acordes jazzísticos da Bossa Nova e seus ritmos típicos. Tudo isso lhe parecia muito cafona e os poderosos acordes da guitarra ainda eram um mistério que continuavam a seduzi-lo.

Iniciou a guitarra elétrica aos 14 anos e, um ano depois, formou sua primeira banda chamada “Lixo Atômico” que, movida pelo movimento punk, tocava covers de Ratos do Porão, Garotos Podres, Cólera e Camisa de Vênus. Continuou estudando e alimentando sua fascinação por bandas de rock durante os anos oitenta, hoje chamados de “anos do Heavy-Metal”. Foi nessa época o primeiro show de metal, com sua antiga banda “Detroit”, num festival em Pindamonhangaba. Em 1988, foi viver nos Estados Unidos, continuando a ter aulas de guitarra tocando em uma big band de jazz onde recebeu o prêmio Louis Armstrong. Juntou-se a um coral, tomou parte em diferentes atividades de dramaturgia, tocou tuba em duas orquestras e ganhou muita experiência decidindo-se finalmente por ser um músico profissional.

De volta ao Brasil, ingressou à Faculdade de Artes Santa Marcelina para o estudo de Composição e Regência. Paralelamente aos estudos, representava alguns papéis como ator e músico, em espetáculos locais, o mais importante foi Noturno de Oswaldo Montenegro, no qual se apresentou por três meses, semanalmente. Lecionava teoria, harmonia, guitarra, violão e composição. Acreditando que era a hora perfeita para Heavy-Metal ser reciclado, ele combinou nas músicas os ritmos afro-brasileiros com o seu aprendizado erudito. Em 1996, foi graduado Compositor e Regente pela Faculdade de Artes Santa Marcelina em São Paulo.

Embriagado pela atmosfera acadêmica, teve a idéia de montar uma banda de nível profissional junto com alguns amigos da universidade. Misturando suas raízes latinas e o material erudito, escreveu peças e coletou idéias para o projeto que em outubro de 1991 ele batizou de Angra. Desde então, sua história se funde com a própria história do grupo onde vem se dedicando integralmente, tendo viajado por muitos países e tendo o seus discos lançados em quase todo o mundo.

O Angra virou uma paixão em sua vida, sua profissão e um grande laboratório para desenvolver suas idéias. Hoje, quase 18 anos após o início, o Angra é considerada uma das maiores bandas de rock brasileiras de todos os tempos.

Mantém uma sólida parceria com a Yamaha (Guitarra), BOSS (pedais e multi-efeitos), Giannini (Cordas) e Planet Waves (Cabos e acessórios).

Em outubro de 2008, lançou seu primeiro projeto solo, o BITTENCOURT PROJECT, que conta com a participação de vários músicos convidados como: Amon Lima, Felipe Andreoli, Kiko Loureiro, Ricardo Confessori, Marcell Cardoso, Fernando Nunes, Fabrizio DiSarno, Nei Medeiros entre outros. O 1º CD do projeto se chama BRAINWORMS I e foi lançado simultaneamente no Brasil e no Japão.